O QUE É?
Ocorre uma multiplicação anormal das células presentes na parte inferior do útero, chamada “colo”, que fica no fundo da vagina.
No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou para o ano de 2022, o diagnóstico de 16.710 novos casos de câncer de mama no Brasil.
Muitas mulheres adoecem e morrem por câncer do colo do útero no Brasil. Segundo dados do INCA, no Brasil, a taxa de mortalidade por câncer do colo do útero, foi de 4,60 óbitos/100 mil mulheres, no ano de 2020.
O QUE CAUSA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?
A principal causa da doença e a infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), transmitido na relação sexual. A maioria das pessoas tem contato com esse vírus ao longo da vida, mas quase sempre ele é eliminado naturalmente. Se a infecção persistir, após vários anos podem aparecer lesões que, se não tratadas, podem causar câncer.
Na clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, primeira clínica de Fisioterapia Oncológica em Belém, contamos com profissionais qualificados e com amplo conhecimento na área da reabilitação oncológica.
QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?
Em seus estágios iniciais, a doença, geralmente, não apresenta sinais e sintomas, fazendo com que, muitas vezes, as mulheres não percebam que há algo de errado até que a doença avance.
Em estágios mais avançados os sinais e sintomas comuns vão ser:
· Sangramento vaginal anormal;
· Sangramento menstrual mais longo que o habitual;
· Sangramento após a menopausa;
· Sangramento após a relação sexual;
· Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue;
· Dor durante a relação sexual.
A presença de um ou mais desses sinais e sintomas podem não ser câncer, isto que outras doenças podem apresentar a mesma sintomatologia. Contudo, na apresentação de alguma alteração suspeita, procure um posto de saúde.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
A prevenção da doença é possível por meio da vacinação contra o HPV, antes de se iniciar a vida sexual. Meninas e meninos entre 9 e 14 anos devem se vacinar, pois é nessa faixa etária que a proteção da vacina é maior.
Além da vacina, é importante a realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau.
- Esse exame identifica posóveis lesões causada pelo HPV, o exame pode ser um pouco incomodo, porém é simples e rápido de se fazer.
Mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual devem fazer o exame preventivo pelo menos a cada 3 anos.
Para as mulheres que irão realizar o papanicolau, orienta-se preferencialmente:
Não realizem o exame menstruadas
Não ter tido relação sexual ou feito uso de duchas ou lubrificantes vaginais nas 24 horas anteriores ao exame.
Importante destacar que a vacina protege contra os principais tipos de HPV, mas não todos. Por isso, mesmo vacinadas, as mulheres precisam realizar o exame preventivo.
O uso de preservativo (camisinha) pode contribuir para reduzir o risco de transmissão do HPV, mas essa proteção não é total.
TRATAMENTO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença, suas características biológicas, bem como das condições da paciente (idade, status menopausa, comorbidades e preferências).
Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Quando há evidências de metástases (doença a distância), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
Os tratamentos mais comuns para o câncer de colo do útero são:
Cirurgia
Radioterapia
Quimioterapia
Terapia alvo
Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles podem ser utilizados.
QUAIS PROFISSIONAIS PROCURAR?
Em casos de suspeita de câncer de colo do útero, procure um posto de saúde e se conculte com o médico para a realização dos exames necessários. Os profissionais médicos Oncologistas e/ou Ginecologistas serão responsáveis pelo diagnóstico e tratamento da doença.
Você também pode está procurando o acompanhamento de um Fisioterapeuta Oncológico para orientá-la, tratar complicações do câncer de colo de útero e do seu tratamento e melhorar sua qualidade de vida.
A equipe OncoReab se preocupa em realizar uma avaliação completa e direcionada a sua necessidade, nosso plano terapêutico busca traçar objetivos e metas para proporcionar um retorno mais rápido possível às suas atividades rotineiras.
Caso tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab, que teremos o maior prazer em lhe responder.
Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer o trabalho e espaço da Clínica de Fisioterapia Oncológica OncoReab localizada no Edifício Infinity Corporate Center no bairro do Marco em Belém-Pa e melhore sua qualidade de vida.
Komentarze